quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Sobre o porque os alunos da USP, nunca vão mudar a realidade social brasileira...



dcEGO

ALIENAÇÃO
l
u
n
o
s


A Universidade de São Paulo já foi um lugar politizado, vanguardista e revolucionário (será que foi mesmo?) Fotos do período da ditadura, dos confrontos na rua Maria Antônia, das assembléias cheias, da ocupação da reitoria...

Hoje, nosso cenário político é bastante controverso.
A grande maioria caga e anda para a representação estudantil, para a injustiça social brasileira, para a corrupção, e todo e qualquer problema que não interfira DIRETAMENTE em seu cotidiano. Se dizem inteligentes, se julgam politizados, donos da razão (por mais superficiais que sejam as argumentações). De fato, são poucos os "filhosdapu&@" que têm consciência de tudo isso, e mantêm sua coerência: sou rico, e não estou nem aí mesmo.

A minoria politizada, se isola cada vez mais dos "pobresburrosmortaisquenãosãocapazesdecompreenderacomplexidadedainjustiçasocialsofridapeloBrasilperanteoimperialismoeexploraçãodospaisesricos".
Não consegue mostrar sua verdade, e o cenário político interno está do jeito que está: movimento estudantil virou sinônimo de: foco de resistência do Socialismo brasileiro, manipulado por partidos de extrema esquerda que nada produzem. A maioria dos estudantes não se identificam mais com o ME, se distancia dos assuntos para discussão.

Mas para que serve o ME mesmo? Defender a educação? Fazer justiça social? Mudar o sistema econômico do Brasil?

Presenciamos um período de crise: aqui na USP, todas as chapas propõem uma reforma que visa trazer os alunos para mais próximo do DCE (Diretório Central dos Estudantes), e por incrível que pareça, a única que mais se aproxima da meta é a chapa Reconquista, propondo votações por internet, DCE que funcione, calouradas com micareta... (além de serem contra qualquer tipo de greve). É uma chapa alienada aos problemas reais do ensino superior, da educação brasileira? SIM! Mas mostra o quanto os estudantes se identificam e o fracasso do DCE em trazer a discussão para "desalienar" os estudantes!

Chega de dcEGO, reconquista do real significado do movimento estudantil!!!
A vitória da chapa reconquista, apesar de um golpe duro, seria um mal necessário.


PS: Lembra desse episódio?
http://cassionl.blogspot.com/2007/05/movimento-estudantil.html

O movimento ainda não morreu... por uma universidade livre de partidos, livre de radicais, pela defesa da educação!!!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Vinte e poucos anos, algumas histórias e coisas por fazer...

Seguidores